Como começar a treinar
Tem vontade de começar a treinar ou recomeçar os treinos depois de uma pausa? Falta-te a motivação para treinar para conseguires começar?
Dicas para começares a treinar
Treina com outras pessoas
Treinar com outras pessoas torna mais fácil começar. Pode parecer mais difícil falhar o treino quando tens um encontro marcado com um amigo ou outras pessoas. Também pode ser extra motivador e divertido quando tens alguém com quem treinar.
Lê também: Treinar em conjunto
Treino em casa
Treinar em casa dá-te mais flexibilidade. Para algumas pessoas pode ser especialmente desafiante ir até ao ginásio, e o “degrau da porta” pode parecer muito alto. Para outras, pode ser desconfortável treinar com muitas pessoas à volta. O treino em casa pode ser uma boa solução para criar uma rotina de treino que funcione para ti. Não é necessário ter muito equipamento para fazer um bom treino, e podes usar a imaginação e os móveis como auxiliares. Há também algumas empresas ou personal trainers que oferecem treino online, seja no próprio site ou no YouTube, para que possas seguir facilmente o treino a partir da sala.
Lê também: Treino no escritório e em casa
Ganha gosto pela corrida
Correr é uma das melhores e mais simples formas de treino e uma forma fantástica de entrar em forma. Se queres fugir ao stress do dia a dia, ouvir música ou um podcast e sentir o vento ou simplesmente desfrutar da natureza – esta é uma forma de treino perfeita. Nada te impede de combinar isto com um amigo ou parceiro – marca um pequeno date de corrida ou ajudem-se mutuamente a manter a motivação!
Começar a correr não é uma tarefa complicada, porque o mais difícil é, na verdade, começar. Requer equipamento mínimo, podes começar a correr assim que sais pela porta, e não exige que tenhas coisas avançadas como relógios com GPS, planos de treino complicados ou um curso sobre como deves correr.
Para aprofundar o último ponto, há algumas coisas que deves ter para correr. Além de bons ténis e roupa adequada, é muito importante fazeres um plano para ti e eventualmente com um parceiro de corrida. O plano deve reforçar a motivação, ser encorajador e deixar-te preparado para a próxima vez!
Para começar, é suficiente planeares apenas com que frequência queres correr, e uma sessão de 30 minutos é perfeita, mas vai aumentando gradualmente a duração e a velocidade. Inclui também variação no percurso. Se costumas correr na tua zona, vê se consegues ir para o mato/floresta ou encontrar um trilho.
Por último, mas não menos importante, define objetivos. A motivação pode muitas vezes estar ligada a um objetivo específico. Mantém-no simples, mas certifica-te de que é realista, mensurável e com prazo definido. Como mencionado, 30 minutos é um início perfeito. Tenta estabelecer um objetivo em que procuras correr 30 minutos seguidos e em que deves conseguir fazê-lo dentro de um determinado período de tempo.
Artigos relevantes sobre corrida:
Faz um plano de treino
Um plano de treino pode ser uma ferramenta que te ajuda a planear as sessões de treino e, ao mesmo tempo, a registar o teu desempenho. Isto pode ser motivador para rever mais tarde, mas também tornar o treino mais entusiasmante de realizar. Muitas vezes sentimo-nos mais seguros quando temos um plano do que vai acontecer, e é essa a função de um diário de treino. Pode ser mais fácil completar a sessão de treino se souberes o que vai acontecer durante o treino. A falta de um plano pode levar a uma sessão fraca, especialmente se ainda não treinaste muito.
Tira fotografias ao longo do processo, para que possas ver facilmente o teu progresso. Para muitas pessoas, pode ser muito motivador ver a própria evolução. Os resultados podem ser mais visíveis do que pensas, por isso pode ser motivador comparar as fotos após algum tempo.
Lê também: Os melhores exercícios de força para o corpo inteiro
Encontra um personal trainer
Para algumas pessoas pode ser mais fácil começar a treinar se tiverem um personal trainer. Para muitos, isto pode ser mais vinculativo do que treinar com um amigo. Um compromisso fixo pode ser decisivo e exatamente o que é preciso para realmente manter o treino. Isto pode ser útil tanto se tens problemas com a motivação, como se não tens a certeza sobre que exercícios deves fazer para obter os resultados que desejas. Um personal trainer pode garantir que recebes um plano de treino adaptado a ti, e há menos risco de sofreres lesões ou sobrecargas. Para alguns, bastam apenas algumas sessões com um personal trainer para começar a treinar.
Lê também: Treino de prevenção de lesões
Encontra inspiração nas redes sociais
As redes sociais facilitam encontrar inspiração para diferentes exercícios que podes fazer tanto no ginásio como em treinos em casa. Há muitos influenciadores que criam sessões boas e bem explicadas e incluem vídeos dos exercícios. Esta é uma ferramenta útil se não tens a certeza de como um exercício é feito na prática ou se não tens coragem de experimentar coisas novas no ginásio. Isto pode ajudar-te a sentir-te mais seguro com os equipamentos ou exercícios no ginásio.
Ps: Guarda os vídeos que queres usar para poderes encontrá-los facilmente mais tarde!
Publicamos treinos e dicas tanto no nosso Instagram como no nosso canal de YouTube
