Sådan kommer du i gang med træningen

Como começar o seu treino

Você gostaria de começar a treinar ou voltar à rotina de exercícios após uma pausa? Está faltando a motivação para treinar para se animar?

Dicas para começar a treinar

Treine junto com outros

Treinar com outras pessoas facilita o início. Fica mais difícil pular o treino quando você tem um compromisso com um amigo ou outros. Também pode ser mais motivador e divertido ter companhia durante o treino.

Leia também: Treinar juntos

Treinar juntos

Treino em casa

Treinar em casa oferece mais flexibilidade. Para alguns, pode ser especialmente desafiador ir à academia, e o limiar da porta pode parecer longo. Para outros, pode ser desconfortável treinar com muitas pessoas ao seu redor. O treino em casa pode ser uma boa solução para estabelecer uma rotina de exercícios que funcione para você. Não é necessário ter muitos equipamentos para ter uma boa sessão de treino, e você pode usar a criatividade e os móveis como suporte. Também existem empresas ou treinadores pessoais que oferecem treinamentos online, seja em seus sites ou no YouTube, para que você possa facilmente acompanhar os treinos da sua sala de estar.

Leia também: Treino no escritório e em casa

Aprenda a gostar de correr

Correr é uma das melhores e mais simples formas de exercício e uma maneira fantástica de entrar em forma. Se você deseja escapar do estresse e correria do dia a dia, ouvir música ou um podcast e sentir o vento ou, de maneira geral, vivenciar a natureza – esta é uma forma perfeita de treino. Além disso, não há nada que impeça você de combinar esse momento com um amigo ou parceiro – que tal um pequeno encontro de corrida ou ajudar um ao outro a se motivar!

Começar a correr não é uma tarefa complicada, pois a parte mais difícil é, na verdade, dar o primeiro passo. Isso requer mínimos equipamentos, você pode começar a correr assim que sai de casa e não precisa de coisas avançadas como relógios GPS, planos de treino complicados ou cursos sobre como correr.

Para esclarecer isso, existem algumas coisas que você deve ter para correr. Além de bons tênis e roupas adequadas, é muito importante traçar um plano para si mesmo e, possivelmente, para um parceiro de corrida. O plano deve reforçar a motivação, ser encorajador e prepará-lo para a próxima vez!

Para começar, está bom simplesmente planejar com que frequência você vai correr, e uma sessão de 30 minutos é perfeita, mas você pode aumentar gradualmente a duração e a intensidade. Inclua também variações no percurso. Se você estiver correndo na sua área, veja se consegue ir para a floresta ou encontrar um trilho.

Por último, mas não menos importante, estabeleça metas. A motivação pode estar frequentemente ligada a um objetivo específico. Mantenha simples, mas assegure-se de que seja realista, mensurável e com um prazo definido. Como mencionado anteriormente, 30 minutos é um ótimo começo. Tente estabelecer um objetivo onde você se esforce para correr por 30 minutos e que você consiga alcançá-lo dentro de um prazo específico.

Artigos relevantes sobre corrida:

Crie um plano de treino

Um plano de treino pode ser uma ferramenta que ajuda você a planejar suas sessões de treino, enquanto registra seu desempenho. Isso pode ser motivador para olhar para trás, mas também torna o treino mais divertido de realizar. Muitas vezes, as pessoas se sentem mais confiantes quando têm um plano do que vai acontecer, e essa função tem um diário de treino. Pode ser mais fácil completar a sessão de treino se você sabe o que vai acontecer durante o exercício. A falta de um plano pode levar a uma sessão ruim, especialmente se você não tiver treinado muito antes.

Tire fotos ao longo do caminho, para que você possa facilmente olhar para trás e ver seu progresso. Para muitos, pode ser muito motivador observar sua evolução. Os resultados podem ser mais visíveis do que você pensa, então pode ser estimulante comparar as fotos após um tempo.

Leia também: Os melhores exercícios de força para todo o corpo

Encontre um treinador pessoal

Para alguns, pode ser mais fácil começar a treinar se tiver um treinador pessoal. Para muitos, isso pode ser mais comprometedor do que treinar com um amigo. Um compromisso regular pode ser crucial e o que você precisa para realmente manter a rotina de treino. Isso pode ser útil, independentemente de você ter problemas com motivação ou se estiver inseguro sobre quais exercícios deve fazer para atingir os resultados desejados. Um treinador pessoal pode garantir que você tenha um plano de treino adaptado a você, e há menos risco de sofrer lesões ou sobrecargas. Para alguns, algumas sessões com um treinador pessoal são o suficiente para começar a treinar.

Leia também: Treinamento para prevenção de lesões

Encontre inspiração nas redes sociais

As redes sociais tornam mais fácil encontrar inspiração para diversos exercícios que você pode realizar tanto na academia quanto em casa. Existem muitos influenciadores que fazem boas e descritivas sessões e incluem vídeos dos exercícios. Isso é uma ferramenta útil se você não está seguro de como um exercício deve ser realizado na prática ou se você tem medo de experimentar na academia. Isso pode ajudar você a se sentir mais confortável com os equipamentos ou exercícios na academia.

Ps: Salve os vídeos que você deseja usar para que possa encontrá-los facilmente depois!

Postamos sessões de treino e dicas tanto no nosso Instagram quanto no nosso canal do YouTube

Voltar para o blogue